É da equipa 'flores e plantas naturais' ou é da equipa 'artificial 4ever' ?
A melhor noticia é que não precisa tomar partido de nenhuma delas. O artificial e o natural podem muito bem coexistir e até compensar falhas de cada uma delas, criando o ambiente perfeito!
Todos estamos de acordo que as flores e plantas, sejam naturais ou artificiais, contribuem para um melhor ambiente, mais harmonioso e convidativo. A verdade é que a principal diferença são os cuidados que necessitam.
Diferenças entre natural e artificial
Cada vez mais se encontram plantas e flores artificiais super realistas. Por norma, maioritariamente, feitas em plástico e silicone. Obviamente as plantas e flores artificiais não necessitam de água ou exposição solar. Na verdade, o sol pode mesmo danificar mais rapidamente as plantas e flores artificiais. O principal cuidado a ter com os artificiais é mesmo a acumulação de sujidade e/ou pó. Sendo necessário limpar com pano seco ou húmido.
Estas características fazem com sejam indicadas para pessoas com pouco tempo, que estão muitas horas por dias fora de casa, por exemplo.
Por outro lado, as plantas e flores naturais necessitam de podas, mudas de água ou regas frequentes, mudanças de vaso, adubação, etc.
Benefícios de cada tipo
As flores e plantas naturais costumam ter um aroma próprio e muito fácil de distinguir, além de terem propriedades purificadoras e/ou humidificadoras do ar.
As flores e plantas artificiais permitem por exemplo, conjugar plantas de diferentes tipos e que na sua versão natural não seria possível combinar por terem necessidades diferentes.
Outro ponto a favor das flores e plantas artificiais é que podem ser colocados naqueles locais onde por vezes muitas plantas naturais não se adaptam pelas mais diversas razões, como a falta de luminosidade, por exemplo.
As plantas e flores naturais necessitam de locais mais arejados, circulação de ar, luz solar e sombra.
Combine artificial e natural
As composições com plantas falsas podem ter uma aparência mais natural com a ajuda de alguns detalhes. Experimente combiná-las com elementos que são facilmente encontrados na natureza, como galhos, raízes, folhas secas e musgos.