Além da sua beleza, as flores por vezes surpreendem-nos com nomes curiosos e intrigantes. Dependendo do tipo e da cor, as flores possuem vários significados. Conheça os seus nomes e os respetivos significados.

significado da flor agapanto

Agapanthus

Flor do amor, o seu nome vem do grego 'Ágape' que significa amor e 'Panthus' cujo significado é flor.

É a primeira flor de que há noticia a ser usada num bouquet de noiva. Na Grécia antiga os casamentos geralmente aconteciam na primavera.

significado da flor alstroemeria

Alstroemelia

Foi descoberta no séc. XVIII pelo explorador suiço Clas Alstroemer. É o simbolo da amizade, compreensão, humor, paciência e o respeito.

significado da flor amaryllis

Amaryllis

Simboliza o orgulho e a beleza, representa a amizade e o afeto. Ao oferecer esta flor estamos a transmitir a nossa admiração.

significado da flor anthirrinum

Anthirrinum

Também conhecida como boca de leão devido à forma das suas flores. Amarela: amizade e cumplicidade; branca: proteção e paz; fúcisa: carinho; lilás: perseverança; rosa: paixao.

significado da flor anthurium

Anthurium

O seu nome deriva do grego, 'anthos' significa flor e 'oura' significa cauda. Devido à sua origem Colombiana e aspeto, o Anturio representa a beleza exótica, a imponência e a confiança.

significado da flor aster

Áster

Áster significa estrela em grego e latim. Era uma flor sagrada dos Deuses gregos e romanos. Simboliza o amor, lealdade, sabedoria e poder. Na China são símbolo da fidelidade.

significado-da-flor-barbato

Barbato

Dianthus barbatus ou simplesmente barbatos têm a sua origem na Europa. Dianthus deriva do grego e significa divino e anthos significa flor. Barbatus é uma palavra de origem latina e significa barbudo. Simbolizam a subtileza e a perfeição.

significado da flor bouvardia

Bouvardia

O seu nome foi dado em honra de Charles Bouvard, que viveu no séc. XVII e foi médico de Luis XIII, rei de França. Representa o entusiasmo para a vida.

significado da flor camelia

Camélia

Naturais da Coreia, China e Japão. Simbolizam a beleza natural, o começo de algo novo e o reconhecimento.

significado da flor celosia

Celósia

Natural da Índia, também são conhecidas como cristas de galo. Têm uma flor aveludade e brilhante. É considerada a flor da fertilidade.

significado da flor copo-leite

Copo de Leite

Bordões, lilium ou açucena. É de origem Japonesa e Tailandesa. Representa a reconcialiação e o perdão, é símbolo da pureza e virgindiade.

significado da flor cravo

Cravo

Cravo representa o amor puro, o afrodisíaco, dinheiro e também a liberdade. Ao contrário das rosas, o cravo branco é símbolo da uma paixão ainda mais acentuada do que o cravo de cor vermelha.

significado da flor crisantemo

Crisântemo

Kiku, é assim conhecida no Japão onde é considerada flor nacional Japonesa, além de ser um dos maiores símbolos da Família Imperial Japonesa. Simboliza a beleza na vida e na morte, e o amor.

significado da flor cymbidium

Cymbidium

Representa o amor, o requinte, o lisonjeio a uma dama. É também o símbolo chinês para muitas crianças significando a beleza e a vida longa.

significado da flor dalia

Dália

As Dálias representam o crescimento e o encanto. Muito usadas a par dos Crisântemos nos Finados e Dia de Todos os Santos.

significado da flor delfins

Delfins

Das poucas flores existentes com coloração azul na natureza. Simboliza a leveza, coração grande, ardente e divertido.

significado da flor fresia

Frésia

Descoberta na África do Sul, passou a chamar-se Frésia a partir de 1830. Simboliza o amor incondicional, a inocência e a calma.

significado da flor gerbera

Gerbera

Deve o seu nome ao alemão Traug Gerber, que a descobriu na África do Sul. As gerberas significam inocência, vida, simplicidade, dedicação e alegria.

significado da flor girassol

Girassol

A flor de girassol significa felicidade. A sua cor simboliza o calor, a lealdade, entusiasmo e vitalidade, reflectindo a energia positiva do sol.

significado da flor gladiolo

Gladíolo

Gregos e Romanos já os cultivavam em África e na Europa. 'Gladios' que significa espada, é a origem do nome. Simbolizam o renascimento, a elegância e a vitória.

significado-da-flor-goivo

Goivo

Matthiola ou goivo, tem origem nas regiões do Mediterrâneo. Deve o seu nome ao botânico italiano Piersandrea Mattioli. Trata-se de uma flor versátil e bastante perfumada. Significa a modéstia, simplicidade e elegância.

Significado dos narcisos - florisul

Narciso

Narciso tem origem na palavra Grega 'narke', que significa estupor ou entorpecimento. Associada à história da personagem da mitologia Grega Narciso, esta flor simboliza o egoísmo e o amor frívolo.

significado da flor heliconia

Helicónia

Natural da América do Sul, é uma planta tropical e exótica. Muito apreciada pelas suas formas e cores. Significa a coragem e a fertilidade.

significado da flor hortense

Hortense

Hydrangea é o nome científico que significa bebedoura de água. As hortenses azuis estão associadas à calma, tranquilidade e conforto. Enquanto as rosa significam pensamentos puros e vaidade.

significado da flor iris

Íris

A flor-de-lis, um dos mais conhecidos símbolos, é derivado da forma da flor de íris. Foi usada como símbolo da família real francesa. Significa sabedoria, fé e esperança.

significado da flor lilium

Lilium

Também conhecido como corôa ou açucenas. Mais de metade das espécies têm origem na China e no Japão. Simbolizam a pureza o respeito e o amor eterno.

significado da flor lisianthus

Lisianthus

São delicados e sofisticados. Com origem nas regiões desérticas dos Estados Unidos, significam o romance e a entrega amorosa. Por isso muito usados em casamentos.

margarida-florisul

Margarida

Margarida, malmequer ou crisântemo, são vários os seus nomes. O nome desta flor vem do latim margarita, que significa 'pérola'. Simbolizam a inocência, a juventude e a bondade.

significado da flor ranunculus

Ranunculus

Em latim significa rã pequena, por partilharem o mesmo habitat. Simbolo do esplendor e da luminusidade.

gypsophila-florisul

Vivaz

Gypsophila paniculata ou vivaz, tem a sua origem na Europa. Muito utilizado em arranjos florais devido à sua versatilidade. São pequenas flores muito delicadas e simbolizam a ternura.

Catálogos

Conheça toda a gama de produtos que comercializamos. Os nossos catálogos estão disponíveis para consulta ou até mesmo para download.

Gerberas

Toda a gama de Gerberas, Germini e Piccolini.

Flores secas

Flores secas, desidratadas e preservadas.

Rosas do Equador

Rosas de importação diretamente do Equador.