pinheiro-natural-florisul

Tempo de leitura: 4 min
362 palavras

Alguma vez se questionou porque é que utiliza um pinheiro para fazer a sua árvore de natal?

Seja em casa, no local de trabalho, em lojas ou espaços públicos, o pinheiro de natal é o simbolo da quadra natalícia, há séculos.

Ainda antes de surgir o termo 'natal', no Norte da Europa atribuíam um significado profundo às árvores perenes (como o pinheiro e o abeto). Estas árvores representavam vida e resistência durante o inverno.

Foi apenas no século XIX que a árvore de Natal se espalhou de forma mais intensa pela Europa. A realeza britânica teve papel importante nesse processo

rainha-vitoria-arvore-natal-florisul

Após a famosa imagem da rainha Vitória, do príncipe Albert — de origem alemã — e de seus filhos ao redor de uma árvore decorada dentro doPalácio de Windsor. A gravura publicada em 1848 tornou-se extremamente popular e ajudou a promover a tradição entre as famílias inglesas e, posteriormente, norte-americanas.

História

Uma das histórias mais populares envolve Martinho Lutero, um monge alemão e protestante do século XVI. Diz-se que, ao ficar impressionado pela beleza das estrelas sobre os pinheiros numa noite de inverno, decidiu reproduzir o cenário dentro de casa iluminando um pinheiro com velas.

Os povos alemães, celtas e escandinavos, por exemplo, utilizavam plantas perenes em festivais como o Yule. Posteriormente iria influenciar as tradições natalícias. Embora esses rituais não envolvessem exatamente a “árvore decorada” que conhecemos hoje, consolidaram a associação entre o inverno, a espiritualidade e as árvores perenes — ideias que serviriam de base às tradições que conhecemos hoje.

A partir desse momento, a árvore passou a representar para muitos cristãos a luz de Cristo iluminando o mundo. Além disso, o formato triangular do pinheiro foi associado à Santíssima Trindade, reforçando a sua aceitação dentro da população religiosa. Aos poucos, as famílias começaram a montar suas próprias árvores dentro de casa, inicialmente com velas e depois com nozes, doces e outros elementos que simbolizavam fartura para o novo ano que se aproximava.