O que são?
Os terrários são pequenos ecossistemas que podem ser utilizados para cultivar plantas em ambientes únicos.
Origem
Foi Nathaniel Ward que em 1842 criou o primeiro terrário. O propósito era o de observar o comportamento de insectos dentro de um recipiente, no entanto verificou, por coincidência, o crescimento de fetos. Ward apercebeu-se que haviam condições para determinadas plantasse desenvolverem e manterem vivas em recipientes fechados.
Tipos de terrários
Essencialmente existem dois tipos principais: terrários abertos e fechados.
Quando um terrário é feito, regado e fechado, mantém a humidade. Isto permite às plantas, juntamente com o solo e luz solar indireta, criar um ecossistema sustentável. Com um mini ciclo de água, o solo e as plantas libertam humidade, e pelo efeito de condensação, a água é retida nas paredes do recipiente para voltar a cair no substrato. Este ciclo permite às plantas viverem num recipiente fechado por longos períodos de tempo sem ser novamente regado
Os terrários abertos são compostos geralmente por plantas que não necessitam de tanta água para poder viver, como cactos e suculentas. Com sol indireto ou direto e alguma água de tempo a tempo, o terrário aberto mantém-se sustentável por muito tempo.
Em termos de estilos, existem os terrários tropicais, os terrários desérticos e os aquaterrários.
Terrários Tropicais
Os terrários tropicais pretendem reproduzir o ambiente das florestas dos trópicos, onde as árvores são abundantes e a humidade é elevada. Podem ser combinados com uma fonte de água, por exemplo cascatas ou piscinas. São terrários de moderada dificuldade a montar, uma vez que a decoração deve estar bem segura.
Terrários Desérticos
Estes terrários são desenhados para simular o ambiente árido e seco do deserto. Nestes terrários deve existir uma grande amplitude térmica: durante o dia, a temperatura deve ser elevada, perto dos 40ºC e durante a noite deve ser mais baixa, desliga-se o aquecimento.
A inclusão de vegetação é opcional, mas apenas os cactos se dão bem nestes ambientes. A rega é pouca e deve ser feita espaçadamente e de forma a não aumentar significativamente a humidade do terrário.
Aquaterrários
O aquaterrário é uma mistura de aquário e terrário. É composto por uma parte seca e outra com água. A proporção da zona seca depende se a espécie que vai habitar o espaço é mais aquática ou terrestre. As tartarugas são espécies comuns neste tipo de ambiente.
Na parte seca pode haver pedras e troncos. Também o fundo da parte com água pode ser decorado.